Sustentabilidade

English Version / HOME
 
 
 
 
 
 
Educação

Aprendendo com
a Natureza


EIC - Escola de
Informática e Cidadania


Curso Básico de Cozinha & Lavanderia Doméstica

IQE - Instituto de
Qualidade de Ensino


Empresários pelo
desenvolvimento
humano


portaldearte.cl

Tomá Tú La Foto

Escolas Rurais Ford

Saúde


Projeto Doe Vida

Unidade Móvel de Diagnóstico / Caminhão Mais Vida

Falando de Coração / Mostra de Expressão Digital

Um quilo de ajuda

Viva e deixe viver
 
Desafio Energético
 
Soluções em Cuidados com a saúde
 
Dialogo com Stakeholders
 
 
 

Aprendendo com a Natureza

O projeto de educação ambiental Aprendendo com a Natureza tem como objetivo transmitir às crianças conceitos e valores sobre meio ambiente, biodiversidade e a importância de conviver em harmonia com o ecossistema. Além disso, capacita e aperfeiçoa professores da rede pública de ensino em Educação Ambiental.

Criado em 2002, o programa está centrado na preservação ambiental. É realizado em ciclos de três anos em escolas públicas do Ensino Fundamental nas cidades onde a Philips possui unidades industriais e administrativas. A ação educativa conta com modernas ferramentas didáticas e pedagógicas, formação específica de professores e voluntários, acompanhamento periódico das atividades desenvolvidas e constante avaliação do processo.

Em atuação nas cidades brasileiras de São Paulo Mauá (Grande São Paulo), Varginha, Recife e Manaus,o projeto é reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC e pela Unesco e conta com a assessoria da agência especializada em projetos educacionais e culturais La Fabbrica.

Em 2005, em virtude do encerramento do primeiro ciclo, o Aprendendo com a Natureza ofereceu aos professores um curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental, de 150 horas, para ampliação do conhecimento sócio-ambiental e fortalecimento das práticas pedagógicas.

No mesmo ano, foi realizada uma avaliação de impacto para medir os resultados do projeto, com 6,5 mil alunos e mais de dois mil pais entrevistados. Em geral, a pesquisa mostrou que o Aprendendo com a Natureza é um projeto considerado de alto impacto, bem-sucedido em todas as dimensões investigadas. Concluiu-se que a ação influencia significativamente a formação de valores ambientais entre os alunos, estimulando a responsabilidade cidadã e promovendo a difusão do conhecimento entre as crianças e seus pais.

O projeto iniciou seu segundo ciclo em 2006, com a inclusão de mais 100 escolas e a participação dos municípios de Siaré e Camocim de São Félix, em Pernambuco.

Em 2007, o foco do projeto é Eficiência Energética, acompanhando as outras ações desenvolvidas pela Philips sobre o tema.

Resultados em 2006

Escolas 132
Alunos 25.859
Professores 752
Voluntários Philips 230
 
   

Atingir o ensino básico universal Garantir a sustentabilidade ambiental