Sustentabilidade

Home

Soluções em Cuidados com a Saúde

Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES)

Ajudando às populações carentes garantimos o acesso à saúde de qualidade.

Permitir o acesso gratuito da população carente a exames médicos de média complexidade, esse é o principal objetivo do projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde). Um caminhão, que recebeu o nome de CIES-Móvel e está totalmente adaptado e equipado com aparelhos de diagnóstico de última geração para as doenças de maior incidência em nosso país, oferece serviços como endoscopia, mamografia e ultrassonografia.

O CIES complementa o atendimento do município ao se instalar por um período de cerca de 15 dias ao lado de uma unidade básica de saúde ou ambulatorial, realizando exames e procedimentos em nove especialidades médicas: cardiologia, oftalmologia, urologia, ginecologia, gastroenterologia, imaginologia (mamografia e ultrassonografia), pequenas cirurgias, audiometria e coleta de exames laboratoriais. A ação da Fundação Ebenezer conta com a parceria da Philips do Brasil, responsável por ceder os equipamentos para a realização de mamografias e ultrassonografias. (http://www.projetocies.com.br)

Além da realização de exames específicos, o paciente também tem acesso a material informativo e palestras com médicos tratando de temas como: cuidados na prevenção de doenças neoplásicas, cardiológicas e infectocontagiosas, além de educação sanitária e socioambiental. Ao, todo são 3.070 atendimentos por mês.

O processo de “educação” do indivíduo em adquirir conhecimento sobre esses temas permite inseri-lo na raiz dos problemas de saúde comunitária, que é responsabilidade de todos. Esta é, sem dúvida, a finalidade principal do projeto CIES, que é amplo pela missão de desenvolver um modelo de gestão autossustentável em saúde integrada à educação e à comunidade. Conceito que recebe o apoio da Philips do Brasil.

 Atedimento do cies em 2009
   Oftalmologia    1407 pessoas atendidas
   7035 exames
   196 cirurgia de catarata
   Mamografia    548 mulheres atendidas
   1096 mamografias
   Cardiologia    292 pessoas atendidas
   876 exames realizados
   Endoscopia / Colonoscopia    212 pessoas
   424 exames e procedimentos
   Ultrassonografia    743 pessoas
   1486 exames
   Urologia    164 pessoas
   492 exames