Sustentabilidade

Erradicar a extrema pobreza e a fome Atingir o ensino básico universal Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres Reduzir a mortalidade infantil Melhorar a saúde materna Combater o HIV/Aids a malária e outras doenças Garantir a sustentabilidade ambiental Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento
Home

O que é a Sustentabilidade para a Philips?

Desde que nossa Empresa foi fundada, em 1891, temos nos dedicado a melhorar a vida das pessoas através de inovações significativas.




Anton and Gerard PhilipsHoje somos uma empresa global, comprometida com o fortalecimento da prosperidade econômica, bem como com a qualidade ambiental e eqüidade social, onde quer que estejamos presentes.

A visão de sustentabilidade tem-se propagado intensamente e, recentemente, ganhou espaço na comunicação das empresas. Esse movimento reforça nossa convicção no acerto do caminho que a Philips decidiu trilhar, globalmente, há vários anos. Sustentabilidade, para nós, não se resume à implantação de projetos sociais e ambientais. Acreditamos que a nossa maior contribuição para a sociedade é trabalhar para que a Philips seja uma empresa mais sustentável.

Nossa estratégia de atuação é, portanto, de dentro para fora. Em todo o mundo e, especificamente, na América Latina, estamos empenhados em permear a organização com o nosso entendimento de sustentabilidade e colocá-lo em prática no dia-a-dia para assegurar nosso futuro e sucesso. Como uma empresa secular, que nasceu e se desenvolveu a partir da inovação, faz parte da nossa natureza ter uma visão de longo prazo para o negócio.

Para sermos realmente sustentáveis, devemos entender e interagir com a sociedade, perceber o que acontece à nossa volta e harmonizar essas demandas com nossa estratégia de atuação. Trata-se não só de notar os problemas do nosso tempo, mas de buscar soluções. É por isso que a sustentabilidade, para a Philips, é vista como um mundo de oportunidades. Não apenas de crescimento em novos mercados, mas de alinhamento dessa capacidade de empreender com as necessidades reais das pessoas, trazendo sentido para nossos produtos e, por que não, para nossa própria existência.

Acreditamos que cada indivíduo tem sua responsabilidade na construção dessa empresa sustentável. No fundo, tudo se resume às pessoas: empresas, governos e organizações da sociedade civil são resultados da força criativa dos seres humanos e de suas decisões. Nossa abordagem de responsabilidade individual busca justamente instalar esse espírito de interdependência em toda a organização, como fundamento ético de nossa atuação dentro e fora da empresa.

Temos consciência de que as empresas assumiram um papel de liderança em nossa sociedade, ditando hábitos e costumes, gerando empregos e impostos. Essa energia pode e deve ser canalizada para transformar a sociedade por meio da educação para a sustentabilidade, vista de uma forma mais ampla, o que inclui desde a sensibilização e a conscientização dos indivíduos até o despertar do pensamento inovador.

A educação para a sustentabilidade é, portanto, o carro-chefe de nossa agenda para a América Latina. Hoje, já possuímos um posicionamento de sustentabilidade reconhecido na região, a partir de nosso foco na eficiência energética e nos cuidados com a saúde. Logo, podemos nos fazer ouvir por todos os que estão à nossa volta. Ao mesmo tempo em que trabalhamos para educar nossos funcionários, fornecedores e parceiros, também queremos contribuir com a formação de consumidores mais conscientes, que valorizem o desenvolvimento de produtos verdes. Frutos de grande investimento em inovação, esses produtos não se resumem ao menor consumo de energia, mas também, reúnem avanços em ecoeficiência dos pontos de vista da embalagem, peso, durabilidade, eliminação de substâncias tóxicas e uso de materiais recicláveis, entre outras características.

Ainda temos um longo caminho a percorrer para conseguir fazer frente aos desafios de nossa sociedade, mas temos avançado ano a ano. Do ponto de vista de nosso impacto ambiental, temos metas claras de evolução, que se tornam mais ousadas a cada atualização do Programa EcoVision, que já está em sua quarta versão. No âmbito social, nosso investimento é estratégico e está associado às nossas áreas de atuação. Investimos no que fazemos bem, onde temos recursos técnicos, humanos e de conhecimento, naquilo em que podemos fazer a diferença. Procuramos colocar nossas fortalezas a serviço da sociedade. É assim que encaramos nossa participação individual e como empresa na construção de um mundo melhor.

"Para sermos realmente sustentáveis, devemos entender e interagir com a sociedade, perceber o que acontece à nossa volta e harmonizar demandas com a estratégia de atuação”

Flávia Moraes, da FCM Consultoria em Sustentabilidade. Flávia gerenciou a área de sustentabilidade da Philips para a América Latina até 31 de agosto de 2008.

  Missão
Melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio do lançamento oportuno de inovações significativas.
 

  Visão
Em um mundo onde a complexidade está cada vez mais presente em todos os aspectos de nossa vida diária, nós seremos líderes em levar sense and simplicity para as pessoas.