Sustentabilidade

English Version / HOME
 
 
 
Programa Qualidade de Vida

Saúde e Segurança

Política de Diversidade e Inclusão Philips América Latina

Diversidade - Programa Singulares

Princípios Gerais de Negócio e One Philips Ethics Line

Voto Consciente

Programa de Voluntariado Philips

Philips Te Ajuda a Ajudar
 
 
 
 
Desafio Energético
 
Soluções em Cuidados com a saúde
 
Dialogo com Stakeholders
 
 
 

Programa Qualidade de Vida

A Philips, preocupada com a saúde de seus funcionários, implementou o Programa Qualidade de Vida. O objetivo é estimular as pessoas a mudarem seu estilo de vida, a adotarem hábitos mais saudáveis e a valorizarem a prevenção de doenças.

Entre as ações do programa no Brasil está o Espaço +Vida, um ambiente criado especialmente para proporcionar momentos de relaxamento e reflexão, com serviço de massagem e jardim oriental.

Realizar campanhas para prevenção de doenças facilita o diagnóstico precoce e evita problemas futuros, garantindo mais qualidade de vida aos funcionários. Por isso, a Philips faz campanhas de prevenção a doenças como DSTs, AIDS, câncer ginecológico, câncer de mama, de próstata e de tireóide. Também são realizadas ações contra o tabagismo, de imunização contra a gripe, além de programas de reeducação e prevenção de dependência química, e saúde bucal.

Em 2006, também aconteceu a Ação Inteligente Contínua, um conjunto de procedimentos dinâmicos utilizados para administrar o estresse, baseados no conceito de resiliência. São realizados levantamentos dos níveis de estresse dos funcionários de todos os níveis hierárquicos, workshops e palestras de sensibilização, entre outras atividades. Nesse ano, foi concluída sua implantação em todas as unidades do Brasil.

O Programa de Prevenção e Tratamento do Tabagismo fornece aos funcionários, gratuitamente, todo o suporte profissional necessário para apoiar a decisão de parar de fumar e os medicamentos adequados ao tratamento.

Já o Programa de Condicionamento Físico – FIT, estimula a prática de esportes por meio de programas de incentivo a equipes de corredores, passeios ecológicos, caminhadas e torneios esportivos, entre outros. O objetivo é mudar o equillíbrio entre a saúde física, emocional, social, espiritual e intelectual dos funcionários.

Além disso, a Philips publicou e distribuiu em todas as unidades o Livro de Receitas Saudáveis da Família, que reúne receitas culinárias dos colaboradores da empresa e ilustrações feitas especialmente pelos filhos dos funcionários.

O Programa de Qualidade de Vida já foi reconhecido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) como o melhor programa de ação global na categoria “indústria”. Em 2004, também recebeu o Prêmio Racine.

O projeto é desenvolvido ainda em outros países da América Latina. O Vida Sana, Programa de Qualidade de Vida e Saúde do Chile, realiza programas regulares de vacinação, controle e acompanhamento médico e ginástica laboral. As metas são criar um ambiente saudável para todos os funcionários, minimizar acidentes de trabalho, reduzir o estresse e promover a integração.

Os funcionários chilenos contam ainda com palestras, ministradas regularmente por instituições parceiras, sobre nutrição, alimentação saudável, prevenção de câncer de mama e dependência química, entre outros temas.

No México, o Programa de Qualidade de Vida e Saúde +Vida conta com o apoio de diversas ONGs reconhecidas, nacional e internacionalmente. Também são realizadas duas campanhas anuais: uma para doação voluntária de sangue e outra para a Prevenção ao Câncer de Mama, em parceria com a FUCAM - Fundação para a Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Mama, que coloca à disposição das funcionárias uma unidade móvel que realiza diagnósticos por meio de mamografias.

Anualmente, no mês de junho, a Philips México dedica uma semana inteira para a realização de diversos exames em seus funcionários: auditivos, oftalmológicos, controle de glicemia e colesterol, eletrocardiogramas, vacinação e nutrição, entre outros. Essa iniciativa é chamada de Semana Anual de Saúde.

Para garantir uma ambiente de trabalho saudável e seguro, foi criado o programa Star (Segurança no Trabalho Alerta para Riscos). Com foco na prevenção de acidentes, os funcionários são responsáveis por apontar condições inseguras de trabalho. Como resultado, foram indicados mais de 170 problemas dos quais cerca de 60% foram corrigidos. Conheça mais

 

 
 

Elizabeth Amadei Nogueira

Coordenadora do Departamento de Saúde e
Qualidade de Vida Philips

“A busca constante por
um ambiente de trabalho equilibrado e saudável vai além da questão social.
O sucesso da empresa também é determinado
pela manutenção do padrão de trabalho da equipe. Incentivar e fomentar a qualidade de vida entre os funcionários é também uma das maneiras de se otimizar custos. Ações permanentes de prevenção e de promoção da saúde são vitais para a conservação da qualidade de vida e produtividade dos funcionários Philips. Hoje todos os programas e ações estão agrupados dentro do Programa +Vida, econhecido como o melhor programa
de ação global na categoria “indústria” pela ABQV.”


Melhorar a saúde materna Combater o HIV/AIDS. A malária e outras doenças
Melhorar a saúde materna Combater o HIV/AIDS. A malária e outras doenças