Sustentabilidade

Home

Responsabilidade Ambiental

EcoVision II

 

O programa EcoVision entrou na sua segunda fase no ano de 2002. Até 2005, foram obtidos muitos resultados positivos:

Embalagens - redução de 2% do volume de embalagens, utilizando o design inteligente de recipientes de produtos de iluminação.

Energia – o consumo baixou em 25%, bem acima das metas obrigatória (10%) e recomendada (20%) do programa, graças à renovação e otimização de equipamentos, produção mais eficaz e redução de custos de setores como os de Semicondutores e Iluminação.

Resíduos – os resíduos da produção diminuiram 23%, atingindo a meta obrigatória de 20%, devido à redução de custos e à melhoria dos processos de produção (principalmente na área de Iluminação, responsável por mais de 50% desse índice).

Água – o consumo diminuiu em 36% nas indústrias, alcançando a meta obrigatória de 15% e a recomendada, de 20%. Os carros-chefes dessa conquista foram os programas de reutilização e a redução de custos na área de Semicondutores.

Substâncias de uso restrito – a utilização de substâncias de uso restrito foi reduzida em expressivos 93%, 23% à frente da meta obrigatória, graças à utilização de elementos à base de água.

Substâncias perigosas – o uso de substâncias como metais pesados foi reduzido em 94%. O índice é 64% maior do que a meta obrigatória e foi alcançado pela drástica queda na utilização de tolueno e xileno em produtos de iluminação.

Substâncias relevantes – a emissão de substâncias como óxido de nitrogênio (Nox) e dióxido de enxofre (SO2) teve uma queda de 46%, devido ao uso de novas tecnologias de fundição de vidros da área de Iluminação e à melhoria dos processos de produção no setor de Semicondutores.