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Responsabilidade Ambiental

EcoVision III

Nosso processo EcoDesign, instituído desde 2004, trata de todas as fases do desenvolvimento de produtos.

Com o nosso primeiro programa EcoVision, em 1998, lançamos o conceito de Bandeira Verde ou Green Flagship. Para receber o selo Green Flagship e ser considerado um produto EcoDesigned, é necessário, antes, passar por uma rigorosa análise de Benchmark.

No ano de 2005, foi elaborado um plano de ações para ser implementado nesta terceira fase do programa, baseado nos seguintes critérios: possibilidade de influência da Philips, relevância para a sociedade, riscos à reputação, e posições da Philips em relação à concorrência.O desenvolvimento dessa fase trouxe indicadores essenciais para a percepção da importância de tratar assuntos ambientais com influência direta na sociedade, como a eficiência energética, o uso de substâncias perigosas nos produtos e a questão do retorno e da reciclagem. Em paralelo, continuamos trabalhando para a otimização de nossos processos e nos empenhamos para a redução significativa ou a eliminação de emissões de substâncias perigosas.

Depois do sucesso da segunda etapa do Programa EcoVision, a Philips entrou em uma nova fase, de 2006 a 2009, repleta de desafios e compromissos com o meio ambiente.

Ao longo dos anos, mais tecnologias e produtos foram identificados como ambientalmente corretos, particularmente na divisão de Iluminação. Por isso, decidimos mudar, em 2007, nossa definição de Green Flagship para Green Products – produtos verdes. São considerados produtos verdes aqueles que se enquadrem em pelo menos uma das Green Focal Áreas e mostrem desempenho satisfatório do seu ciclo de vida. Esses produtos oferecem aos consumidores, usuários e à sociedade uma melhora significativa, em termos ambientais, em uma ou mais áreas focais, ilustradas acima Usamos o conceito de ciclo de vida para determinar qual o impacto dos produtos no meio ambiente, durante toda a sua vida útil. O resultado é um Eco-Indicador. O índice de determinado produto é considerado satisfatório quando o valor é 10% melhor do que um produto equivalente, seja ele seu predecessor, um similar da mesma família ou um concorrente.