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Perguntas Frequentes
Programa Ciclo Sustentável Philips

O Programa Ciclo Sustentável Philips promove a reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos Philips que antes poderiam ser destinados de maneira incorreta.

• Como funciona o programa?
Consumidores que possuem produtos Philips sem uso ou danificados e que
desejam destiná-los a reciclagem, podem levá-los aos vários pontos de coleta espalhados pelo Brasil sem custo. Outra opção é adquirir o serviço de coleta domiciliar com o custo de até R$ 40,00 a serem pagos diretamente ao posto autorizado. Em ambos os casos o produto será coletado periodicamente nos
postos autorizados e transportado à empresa de reciclagem, onde será desmontado e suas partes terão a destinação apropriada. Além disso é preciso entregar o termo de doação de produto preenchido. (faça o download aqui)

• Como faço para participar?
Você pode entrar em contato com o CIC – Centro de Informações ao
Consumidor através dos telefones 2121-0203 (Grande São Paulo) e 0800-701-0203 (demais regiões) ou procurar diretamente um dos postos de coleta em seu estado. Clique aqui e veja no mapa se sua cidade já faz parte do programa.

• Por que devo participar?
O produto entregue para a reciclagem é um produto que terá um destino
apropriado e, portanto não prejudicará o meio-ambiente.

• Porque não descartar meu eletroeletrônico no lixo comum?
Os aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos são feitos por centenas de materiais que levam em sua composição substâncias nocivas que podem causar impactos negativos ao meio ambiente, contaminando o solo, a água e consequentemente as pessoas. Por isso, é de suma importância que estes aparelhos não sejam descartados no lixo comum, mas sim encaminhados para um destino
ambientalmente correto.

• Quais produtos podem ser coletados?
Todos produtos eletroeletrônicos Philips e eletroportáteis Philips Walita.

• Quais cidades estão participando do programa nesta fase inicial?
Nesse início, o projeto começa em 25 cidades com 40 postos autorizados participantes. Clique aqui e veja no mapa se sua cidade já faz parte do programa.

• Quando o programa será implementado na minha cidade?
A Philips acompanha de perto a demanda dos seus consumidores através do
CIC – Centro de Informações ao Consumidor e cadastrará parceiros para o programa de coleta e reciclagem de produtos sempre que for constatada uma demanda local.

• Preciso pagar para participar do programa?
Não, você não precisa pagar para participar do programa. Ele não tem custos
para o consumidor.

• Preciso levar o produto ao posto de coleta ou o produto pode ser retirado na minha residência?
Sim, o produto tem de ser levado a um dos vários postos de coleta disponíveis. Entretanto, se você preferir, há o serviço de coleta residencial também realizado pelos postos participantes do programa mediante o pagamento de uma taxa de
até R$ 40,00 para cobertura dos custos logísticos.

• Por que é importante providenciar o descarte adequado de eletroeletrônicos?
É importante porque evita a destinação inadequada de resíduos, gera uma nova cadeia produtiva, contribui para reduzir a extração de novas matérias-primas,
evita a contaminação de solo e água e retorna a mesma matéria-prima para o ciclo produtivo.

• Qual é a empresa parceira da Philips nesse programa?
É a Oxil, uma empresa com ampla experiência neste processo e que irá assegurar
a destinação correta de todos os produtos encaminhados pelos consumidores aos nossos pontos de coleta.

• O que é Manufatura Reversa?
Manufatura reversa é o campo de atuação da OXIL. Pioneira nessa área de eletroeletrônicos, é parte do processo da logística reversa. Essa é a etapa de “produção” onde os materiais são descaracterizados, moídos/triturado, visando o maior reaproveitamento de materiais.

• Com relação aos produtos gerados pelo processo de manufatura
reversa o que é feito?

Após a conclusão da manufatura reversa os produtos gerados pelo processo são destinados para provedores de serviços homologados pela Oxil, onde são re-inseridos na cadeia produtiva.

Caso haja geração de materiais não re-aproveitáveis, esses são destinados
conforme a legislação ambiental aplicável. Cada empresa tem um posicionamento sobre o quanto reciclar, por isso destacamos que a política da OXIL é a de maximizar a reciclagem.

• Como posso ter certeza que a empresa que estou enviando os equipamentos está autorizada a recebê-lo?
No estado de São Paulo, a CETESB emite o CADRI: Certificado de Aprovação para Destinação de Resíduos Industriais. Instrumento que aprova o
encaminhamento de resíduos industriais a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final, licenciados ou autorizados pela CETESB. O Cadri é um documento utilizado no Estado de São Paulo, entretanto,
a grande maioria dos Estados tem legislação pertinente a transporte e destinação
de resíduos de interesse ambiental. Por exemplo, na Bahia este documento é denominado ATRP (Autorização de Transporte de Resíduos Perigosos).

• Qual o percentual de reciclagem em um equipamento eletrônico?
Isso vai depender do equipamento, pelo programa lançado pela Philips e operacionalizado pela Oxil, há garantias de um percentual médio de 85% a 95%, sempre tendo como meta a reciclagem total.

• O que mais posso fazer?
Além de participar do Programa Ciclo Sustentável Philips você pode praticar a sustentabilidade diariamente. Torne-se um agente multiplicador. Passe essa idéia adiante! Mostre às pessoas de seu relacionamento que é possível dar um destino ambientalmente correto aos aparelhos eletroeletrônicos. Além disso, reflita sobre suas escolhas e pratique o consumo consciente.

Caso tenha outra pergunta, por favor entre em contato conosco.