Sustentabilidade

Home

Responsabilidade Ambiental

Reciclagem

A Philips cumpre todas as normas de proteção ambiental e tem como um dos principais objetivos fabricar produtos que não agridam ao meio ambiente.

O compromisso mundial da empresa e o envolvimento de seus colaboradores é expresso através dos Programas EcoVision e EcoDesign. Em todas as unidades de produção, certificadas pelo ISO 14001, a Philips possui um Comitê de Gerenciamento Ambiental, para tratar destes assuntos.

É neste contexto que os colaboradores mobilizam-se cada vez mais para esta questão e, incentivados pela empresa, criaram grupos de trabalhos para implementar projetos de preservação ambiental.

Um deles é o EcoTeam, formado por representantes de diversas unidades de negócios do escritório administrativo de São Paulo, que implementou o projeto de reciclagem de papel, cartuchos, copos plásticos e baterias. A iniciativa, inclusive, já foi reconhecida com o Prêmio Ambiental von Martius, da Alemanha. Outras ações também são desenvolvidas nas demais unidades Philips.

O EcoTeam tem como metas: reduzir o volume de papel, economizar os recursos naturais, fortalecer a imagem da Philips, promover a conscientização ambiental para os funcionários, difundir a utilização do papel reciclado, proporcionar a economia na empresa por meio da cultura do reaproveitamento evitando o desperdício e incentivar a preservação do meio ambiente, diminuindo o desmatamento de áreas verdes e o impacto ambiental, entre outras.

O grupo divulga o projeto de reciclagem por meio de cartazes, reportagens no jornal interno da Philips, intranet, distribuição de impressos e blocos de rascunho e sinalizadores para as caixas de coleta.

De 1995 a 2004, a Philips conseguiu reciclar mais de 331 toneladas de papel e papelão, apenas no escritório administrativo de São Paulo. Os cartuchos usados de tinta e toner recolhidos pelos funcionários foram doados ao programa dos Voluntários do Hospital Albert Einstein na Comunidade de Paraisópolis, e sua venda foi revertida para a compra de medicamentos do ambulatório da comunidade.

Em 2005, cerca de 5.200 voluntários arrecadaram 40 toneladas de papel e papelão, toners, cerca de 510 mil copos plásticos, 2 mil lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e 400 disquetes usados. As doações beneficiaram comunidades carentes, hospitais, escolas públicas e entidades assistenciais.

Na Argentina, o Programa de Reciclagem, em benefício do Hospital Garraham, já soma mais de 14 mil quilos de papel e cartão. No ano de 2004, na planta industrial de Rio Grande, foram arrecadadas mais de 42,4 toneladas, além de 15,4 toneladas de materiais como nylon, sty vapor e rebarbas de estanho.

A Philips Chile destinou 40 toneladas de material reciclado para a Fundação San José, que acolhe mães com gravidez não planejada e os recém-nascidos durante o processo de adoção. A empresa também participa da campanha da Fundação Cenfa para a coleta seletiva de garrafas PET e o resultado é empregado no atendimento com orientação e ajuda terapêutica a famílias em risco social.

Na Philips México são realizados programas de redução no consumo de água e energia elétrica. O programa de reciclagem de papel e cartão reuniu, em 2004, 21 toneladas de material. O resultado do programa de reciclagem é totalmente destinado às instituições que fazem parte da comunidade onde se encontram os escritórios da empresa.

Coleta seletiva de papéis no prédio administrativo (em mil toneladas) No Brasil:

2005
2006
2007
2008
34.885

45.410

35.490

43.520