Sustentabilidade

English Version / HOME
 
 
 
Programa Qualidade de Vida

Saúde e Segurança

Política de Diversidade e Inclusão Philips América Latina

Diversidade - Programa Singulares

Princípios Gerais de Negócio e One Philips Ethics Line

Voto Consciente

Programa de Voluntariado Philips

Philips Te Ajuda a Ajudar
 
 
 
 
Desafio Energético
 
Soluções em Cuidados com a saúde
 
Dialogo com Stakeholders
 
 
 

Saúde e Segurança: Prioridades de Gestão

Melhorar a qualidade de vida das pessoas é a base da Missão da Philips.
Gerir seu negócio tendo como objetivo essa Missão requer cuidados tanto com o seu público interno, como com seus consumidores e clientes. Além dos diversos projetos do programa de qualidade de vida da Empresa, a Philips está em constante processo de melhoria, em busca de um ambiente de trabalho saudável, seja ele em seus escritórios administrativos, seja em suas unidades industriais.

Na América Latina, várias ações são constantemente implementadas visando melhorias no processo de gestão de saúde e segurança no trabalho. Um bom exemplo é a ação Gestão Corporativa de Saúde e Segurança no Trabalho. Iniciada em 2004, teve com objetivo inicial conhecer a realidade de cada unidade industrial no Brasil, verificando boas práticas, aspectos legais, indicadores de acidentes e doenças ocupacionais.

Em março de 2005, concretizamos os trabalhos de estruturação de uma Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO). Naquela oportunidade, divulgamos um Manual Orientativo de SSO para todas as unidades industriais, contemplando: Política de SSO; Procedimento de SSO baseado no PST – Healthy / Safety; procedimentos de riscos enquadrados às nossas unidades industriais, em atendimento às legislações pertinentes; check-list de enquadramento legal e de documentação oficial; Plano de Ação para 2006, com Quadro de Gestão à vista e os indicadores propostos para cada negócio.

Em paralelo, propusemos, como uma iniciativa corporativa, a implantação
de um programa de gestão participativa, chamado de Programa de Controle de Riscos (PCR), que tem o envolvimento direto de todos os funcionários na busca de melhores práticas, identificando riscos de forma proativa e solucionando-os em tempo adequado. O PCR tem o comprometimento
da alta direção e abrange um trabalho de equipe, envolvendo todos os
níveis hierárquicos – cada um com suas respectivas responsabilidades,
focadas em resultados concretos e efetivos, na busca de uma mudança cultural e comportamental.

Reconhecimento em saúde e segurança
A Philips do Brasil ganhou dois prêmios inéditos da ABS (Agência Brasil de Segurança): o Prêmio TOP de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho e o Prêmio ABS de Segurança e Saúde no Trabalho. Criado em 1998, com a proposta de mensurar o desenvolvimento da aplicação de ações de prevenção nas empresas, o Prêmio ABS destaca as empresas que, devido à implantação de ações dessa natureza, apresentam os melhores resultados na qualidade de seu ambiente de trabalho.